Quem somos

null

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) é composta por Advogados da União, Procuradores do Banco Central, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais, entre ativos e aposentados, todos membros da Advocacia-Geral da União (AGU). Esses profissionais são por determinação constitucional responsáveis pela representação judicial e pela orientação jurídica de 159 autarquias e 23 pastas ministeriais que formam o Poder Executivo Federal, representando também judicialmente os Poderes Legislativo e Judiciário.

A importância da atuação da Associação se dá não somente em defesa de seus membros, como também, em defesa do Estado brasileiro.

MISSÃO

null

Defender e promover as prerrogativas, direitos e interesses dos Advogados Públicos Federais, contribuir para o aprimoramento institucional da AdvocaciaGeral da União e fortalecer a imagem social da Associação, da Advocacia-Geral da União e de todos os seus Membros.

VISÃO

null

Consolidar-se como a maior e mais representativa associação da Advocacia Pública Federal, com prestígio institucional na defesa dos Advogados Públicos Federais, bem como reconhecimento social como referência nacional no debate político e jurídico, envolvendo interesses democráticos e republicanos.

VALORES

null

Essencialidade
O que é essencial não comporta gradação, divisão ou distinção. Assim, na atuação da ANAFE é valor fundamental o tratamento da Advocacia-Geral da União e seus Membros como unidade essencial à realização da Justiça e do Estado de Direito, defendendo sua autonomia contra ingerências indevidas e desequilíbrios institucionais.
Democracia
A democracia é incorporada na ANAFE como participação plural, transparente e substantiva na condução da Associação e na busca de consensos na formação da vontade associativa. O princípio democrático determina a alternância no comando da associação através do voto da maioria bem como o respeito às minorias, garantindo sua existência e a possibilidade de se tornar maioria através da participação nos processos internos de deliberação e fiscalização, mediante ponderação entre seus interesses e os da maioria.
Integridade
Como princípio reitor da atuação da Associação, a integridade deve se refletir em comportamentos gerenciais probos e na preocupação com a sustentabilidade ambiental, financeira e social das ações da ANAFE.
União
A união harmônica das diversidades associativas sempre deve ser buscada na consecução dos objetivos estratégicos.
Eficiência
A ANAFE deve ser capaz de atingir seus objetivos de forma rápida, econômica e eficaz, buscando, sempre que possível, soluções inovadoras e ágeis em todos os processos de trabalho.