A ANAFE participou do lançamento da publicação sobre a Reforma Administrativa e do Ato Público em homenagem ao Dia do Servidor, na manhã desta terça-feira (15). O evento, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi promovido pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE).
Na ocasião, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, propôs uma reflexão aos servidores públicos. Segundo ele, a força do serviço público não está sendo canalizada para a defesa desses entes que são fundamentais para o bom funcionamento do Estado. “Durante a Reforma da Previdência pudemos ver como estamos indefesos enquanto servidores públicos. Fomos acusados de receber privilégios e ninguém se posicionou para nos defender diante disso. Nós somos muitos e somos organizados. É necessário que o serviço público se una, senão não teremos um amanhã”, salientou.
O deputado Professor Israel Batista (PV-DF) ressaltou a criação da Frente em Defesa do Serviço Público, que, segundo ele, tem o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a importância do serviço público para o país. “Criei essa frente para ser ampla e representativa. Vivemos um momento difícil. Hoje é um marco da união do serviço público para que possamos fazer uma narrativa justa e correta. Nesse momento, a união é fundamental. Quero dizer que não é hora de ressaltarmos as divergências e sim o que nos une que é a defesa de um Estado forte.”
O presidente do FONACATE, Rudnei Marques, lembrou que este foi o segundo ato da Frente e ressaltou a importância desse trabalho. “Temos todos uma responsabilidade imensa com esse debate que já está acontecendo. Todo ser humano deve se preocupar com os grandes problemas que assolam nosso Brasil: a questão ambiental, a desigualdade social, a degradação da política e a crise na democracia”, disse.
ESTUDO
Intitulado “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”, o estudo lançado no evento contrapõe o relatório divulgado recentemente pelo Banco Mundial (Bird), que trata da gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro. O material faz comparações do Brasil com outros países, tendo como base dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2015. Segundo as informações, naquele ano, a carga tributária bruta no Brasil chegou a 35,6% do PIB contra 42,4% da média da OCDE.
Clique aqui e confira o estudo na íntegra.
FRENTE PARLAMENTAR
Ainda durante o Ato, foi apresentada as próximas agendas conjuntas da Frente em Defesa do Serviço Público:
- 3 de setembro – Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público na Câmara.
- 15 de outubro, 9h – Lançamento da publicação da “Reforma Administrativa do Governo Federal. Contornos, Mitos e Alternativas”, na Câmara dos Deputados (Salão Nobre).
- 17 de outubro, 8h30 – Lançamento no Senado Federal (CDH) da publicação “Reforma Administrativa do Governo Federal. Contornos, Mitos e Alternativas”.
- 24 de outubro, 9h – Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Servidor Público.
- 29 de outubro – Evento Hotel San Marco sobre conjuntura política e serviço público.
- 1º a 18 de novembro – Audiências públicas e visita às lideranças partidárias para tratar da pauta em defesa do serviço público.
- 27 de novembro – Brasília – Congresso Unacon Sindical: Conferência Magna: o futuro do Serviço Público.