Imagem em destaque do post.

SEMANA DE GESTÃO DA PGFN: ANAFE apresenta atuação em defesa da Advocacia Pública

Evento promovido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com o apoio da Associação, reuniu membros da PGFN de vários estados brasileiros.

Na manhã desta quarta-feira (5), o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, e a representante estadual do Rio de Janeiro e Procuradora da Fazenda Nacional Lívia Abrahão Guimarães participaram da “Semana de Gestão – Inovação, Integração, Transformação”.

Em espaço destinado à ANAFE, o presidente Marcelino Rodrigues abordou os temas em voga, sob o enfoque das principais ideias e iniciativas da Associação em defesa das prerrogativas e da concretização, de fato, da previsão constitucional da AGU como Função Essencial à Justiça.

“Diante das recentes notícias relativas à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional procuramos interlocutores do Governo e estamos atuantes para deixar clara a necessidade de cumprimento ao que a Lei Complementar e a Constituição Federal determinam, preservando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional como órgão jurídico do Ministério, no caso da Economia”, afirmou Marcelino Rodrigues.

O presidente da ANAFE enfatizou a necessidade de continuidade dos projetos exitosos na PGFN que tem, segundo ele, aumentado a arrecadação e a racionalização da cobrança da dívida ativa da União. Também expôs estratégias de atuação que estão sendo tomadas em defesa das prerrogativas de todos os Advogados Públicos Federais.

DIÁLOGO

A representante estadual da ANAFE no Rio de Janeiro e Procuradora da Fazenda Nacional Lívia Abrahão Guimarães falou sobre sua trajetória na carreira e as experiências vivenciadas. Destacou, ainda, que integra a Associação por ver que todas as vitórias dentro da PGFN foram alcançadas em conjunto com os membros da AGU.

“Não vejo diferença alguma entre nós, Advogados Públicos Federais. Estamos todos juntos e não permitiremos que haja atropelos ou retrocessos em relação as nossas conquistas. A palavra união é o caminho para manter as conquistas e avançar. Saibam que as portas estão abertas para todos os membros da AGU”, ressaltou a representante da ANAFE.

Marcelino Rodrigues agradeceu pela oportunidade e se colocou à disposição para esclarecimentos dos participantes. “Estamos sempre abertos ao debate. Fizemos questão de estar aqui apoiando e participando desse grande evento. Sempre que chamados estivemos e estaremos aqui em defesa da Advocacia Pública Federal.”

Em seguida, os presentes tiraram suas dúvidas e evidenciaram a necessidade de diálogo e união dos membros para o fortalecimento da Advocacia-Geral da União e seus membros.

Na ocasião, Marcelino Rodrigues mencionou o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre unificação das carreiras, a pedido da ANAFE, que traz a perspectiva de economia de cerca de R$ 1 bilhão por ano aos cofres públicos. “Nossa ideia é de oferecer ao Governo uma opção de racionalização, respeitando questões como o exercício das atribuições, remoção e promoção.”

SOBRE O EVENTO

A “Semana de Gestão – Inovação, Integração, Transformação” reúne desde segunda-feira (3), líderes e membros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional de todo o país. Com intuito de colaborar com o desenvolvimento de competências necessárias ao alcance da estratégia da Instituição, com foco no desempenho dos profissionais que ocupam e que ocuparão cargos de liderança na Instituição, a programação se encerra na próxima sexta-feira (7).

Veja abaixo a programação:

Share This