Imagem em destaque do post.

Curso de Direito Comparado nos Estados Unidos dá início às atividades do Centro de Estudos da ANAFE no exterior

Em busca do constante aprimoramento dos membros da AGU e, consequentemente, do trabalho desenvolvido em prol da sociedade, ANAFE está firmando uma série de convênios a serem oferecidos aos associados.

Terminou nesta sexta-feira (27) o curso internacional de especialização “Anti-corruption Law”, oferecido pela ANAFE em parceria com a American University. Durante o curso, realizado em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, os participantes tiveram a oportunidade de discutir estratégias para o aprimoramento do combate à corrupção. Além disso, os associados fizeram uma visita à Suprema Corte dos Estados Unidos e participaram de um Júri Simulado.

Segundo o assessor da Presidência para assuntos dos Centro de Estudos da ANAFE e Editor-Chefe da Revista da Advocacia Pública Federal, Grégore Moura, o primeiro curso internacional promovido pela Associação foi um sucesso. “Estou muito satisfeito com o curso. As aulas foram muito proveitosas e tenho certeza que o que aprendemos aqui será de grande valia para o aprimoramento das funções dos Advogados Públicos Federais no que diz respeito ao combate à corrupção”, ressaltou.

O vice-presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, que também participou do curso, disse estar muito satisfeito com o feedback dos participantes. “ A ANAFE, enquanto maior Associação da Advocacia Pública Federal, tem trabalhado a cada dia pela valorização dos membros da AGU. Nosso primeiro curso internacional é mais um grande passo que estamos dando no que diz respeito ao aprimoramento do nosso trabalho e, consequentemente, o nosso maior reconhecimento enquanto Função Essencial à Justiça”, ressaltou.

Durante o curso, os associados participaram de um Júri simulado com o Juiz Federal Peter Messite na Corte de Maryland. Além disso, houve uma visita à Suprema Corte Americana, que constitui o mais alto tribunal federal dos Estados Unidos, ou seja, possui autoridade jurídica suprema dentro do país para interpretar e decidir questões quanto à lei federal, incluindo a Constituição.

Os participantes classificaram o curso como espaço para uma intensa troca de experiências e elogiaram a iniciativa da ANAFE.

O CURSO

O curso foi ministrado em língua inglesa exclusivamente aos associados da ANAFE. Durante toda a semana, os Advogados Públicos Federais participaram de um treinamento intensivo e prático sobre o combate à corrupção de maneira geral e como os EUA fazem para recuperar os valores desviados, com foco principal na corrupção praticada por agentes públicos e nos sistemas tecnológicos utilizados para controle e combate à corrupção, principalmente em casos de contratação pública.

Para viabilizar a participação do maior número de associados, em fevereiro deste ano, a ANAFE sorteou 15 vagas aos que demonstraram interesse. Os sorteados foram contemplados com a taxa de inscrição do curso, no valor de US$1.307 (dólares americanos). Além disso, devido à grande procura, a ANAFE concedeu o subsídio no valor de R$ 1 mil para aqueles interessados que não foram contemplados no sorteio das taxas de inscrição.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Além do curso em Washington, o Centro de Estudos da ANAFE firmou convênios com outras Universidades internacionais e nacionais. O objetivo é viabilizar a participação dos associados em especializações e cursos de pós-graduação. Confira os principais convênios:

– Cursos Stricto Sensu da UBEC

Os cursos Stricto Sensu da Universidade Católica de Brasília irão integrar os benefícios oferecidos pelo Centro de Estudos da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) aos associados. A parceria deve proporcionar condições especiais para Mestrado e Doutorado em uma das 10 melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC).

– Excursão para a Europa com visitas aos principais órgãos do Direito

Com o intuito de estimular o aprimoramento profissional dos associados, a ANAFE fechou parceria com a Rafas University para oferecer descontos exclusivos em um pacote de viagem pelas principais “Organizações Internacionais” da Europa. O tour está marcado para começar no dia 4 de julho de 2018 e terminar no dia 16 de julho do mesmo ano. Entre as cidades incluídas no roteiro estão: Genebra, Luxemburgo, Amsterdam, Haia, Bruxelas e Paris.

– Convênio com a Universidade de Lisboa

A ANAFE e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) firmaram Acordo de Cooperação com o objetivo de oferecer aos associados da Entidade oportunidades de Intercâmbio Cultural, Científico e Acadêmico na Europa.

Em janeiro deste ano, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, visitou a Universidade e conheceu os projetos de ensino a serem direcionados para os associados. “Fechamos esse acordo de cooperação com o objetivo de abrir ainda mais o leque de oportunidades de aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos nossos associados, sempre pensando que, lá na frente, essas especializações devem refletir no aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos membros da AGU”, ressaltou.

Confira a galeria de fotos do curso:

Share This