Associação orientou a população sobre seus direitos e deveres e compartilhou informações úteis para esclarecer dúvidas.
Com objetivo de aproximar a Advocacia Pública Federal à população, a ANAFE participou, no último sábado (27), do projeto ação global, na quadra Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro. O evento realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo, que chegou à sua 26ª edição, ocorreu simultaneamente em 27 cidades brasileiras e no Distrito Federal.
Durante todo o dia, a Diretora de Comunicação da ANAFE, Alessandra Minadakis, prestou atendimento à população e ofereceu orientações jurídicas sobre os direitos básicos do trabalhador, principalmente, nas questões referentes ao direito previdenciário.
Na ocasião, as pessoas que visitavam o stand da ANAFE receberam, além da orientação jurídica, cartilhas e materiais explicativos sobre a reforma da Previdência, os benefícios previdenciários e a Advocacia Pública Federal.
Para a Diretora de Comunicação da ANAFE, a participação da Entidade e dos Advogados Públicos Federais em projetos de cunho social aproxima cada vez mais o cidadão ao trabalho dos membros da AGU.
“A nossa entidade não se dedica só a questões de caráter corporativo, entendemos que existe um papel social a ser cumprido que tem uma relação direta com a função exercida pela Advocacia Pública Federal. Ao mesmo tempo que mostramos à sociedade o que faz um Advogado Público Federal, o que é a Instituição AGU, nós também colaboramos explicando sobre temas importantes para população de uma forma geral”, afirma.
PARTICIPAÇÃO NA AÇÃO GLOBAL
A ANAFE tem sido convidada para diversas edições do evento e espera contar com apoio da maior quantidade possível de associados e dirigentes que tenham interesse em se voluntariar e assim difundir a Advocacia Pública Federal em todo o País.
“Por meio desse tipo de ação, buscamos a construção de uma sociedade melhor. Nosso objetivo é mobilizar os Advogados Públicos Federais para auxiliar a enfrentar os problemas sociais da parte mais fragilizada da população. A participação dos colegas é fundamental para a continuidade e sucesso desses projetos”, afirma o Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues.
Ao total, a Diretora de Comunicação da ANAFE atendeu mais de 100 pessoas. “Essa edição, aqui no Rio de Janeiro, superou todas as expectativas. Talvez em função de todo esse debate em relação à reforma da Previdência, as pessoas estão muito mais interessadas em conhecer os seus direitos e além de informar sobre os direitos dos cidadãos. Falamos sobre a Advocacia Pública, o trabalho da AGU e sabemos que saímos daqui hoje com a Advocacia-Geral da União e a ANAFE mais conhecidas e respeitadas”, avaliou, Alessandra Minadakis.
O evento também ofereceu serviços como emissão de documentos, atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer, esporte e cidadania.
DEPOIMENTOS
A vendedora Fernanda Silva esteve no stand da ANAFE à procura de esclarecimentos sobre a aposentadoria de seu pai e saiu satisfeita com atendimento recebido. “Para a gente que não tem muita condição de pagar, uma orientação como essa é muito válida.”
Após ser orientada, a costureira Fátima Dias afirmou que irá começar a pagar o INSS como autônoma, para ter sua aposentadoria garantida. “Foi muito importante ter ouvido essas orientações, fico sentada por muitas horas, já estou com problemas de coluna e conforme ela me falou preciso contribuir para ter condições de pedir algum auxílio caso eu precise.”
Os cidadãos que receberam atendimento da ANAFE agradeceram pelas informações prestadas e ficaram satisfeitos com a presença da Associação no evento.