Imagem em destaque do post.

ANAFE participa de sessão solene em homenagem à advocacia na Câmara dos Deputados

O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou, na manhã desta segunda-feira (19), da sessão solene em homenagem à advocacia na Câmara dos Deputados. O ato, fruto de requerimento do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), contou também com a presença da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça.

“A Advocacia é imprescindível nos regimes democráticos. Ela assegura a todos os cidadãos, na escola jurídica, a observância dos seus direitos constitucionais e legais. O advogado ou advogada facilita o acesso à Justiça, clareia os fatos, reduz conflitos, promove a justiça e, dentro do possível, a paz”, disse Rogério Rosso.

Grace Mendonça afirmou em seu discurso que o advogado, ciente do seu papel social, presta diariamente reverência às leis desse país. Grace lembrou que a atuação de todo advogado, seja público ou privado, depende da matéria prima criada na casa legislativa e parabenizou a homenagem.

“Todos nós advogados, que nos dedicamos ao direito, temos a plena certeza de que o compromisso e o comprometimento do advogado é, sim, com um estado democrático de direito forte. Nós trabalhamos para construção de uma sociedade cada vez mais livre, justa e solidária, e é esse o nosso papel enquanto função essencial de Justiça”, afirmou Grace.

O dia do advogado é comemorado no dia 11 de agosto e faz referência às primeiras faculdades de Direito do Brasil, criadas, simultaneamente, em São Paulo e Pernambuco, há 189 anos. Entretanto, neste ano, a homenagem foi adiada em razão do processo de impeachment.

*Com informações da ASCOM/AGU

Share This