Imagem em destaque do post.

ANAFE participa da posse do Ministro Dias Toffoli como presidente do STF

Foto: Carlos Moura/SCO/STF 

O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o vice-presidente Rogério Filomeno, o diretor de Assuntos Institucionais Júlio Avelino e membros da Entidade participaram, na noite dessa quinta-feira (13), da solenidade de posse dos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, respectivamente na Presidência e na Vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, o ministro Dias Toffoli propôs aos demais Poderes da República um pacto nacional mediante um diálogo franco e propositivo. “Somos parceiros no compromisso e no dever de construir, no Brasil, uma sociedade mais livre, justa e solidária. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes da República são mandamentos constitucionais. Não somos mais nem menos que os outros Poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à Nação brasileira”, afirmou.

A todos os segmentos sociais presentes à solenidade, o presidente do STF sugeriu a elaboração de uma agenda comum. “Que todos – independentemente de profissão, gênero, cor, crença, ideologia política e partidária, classe social – estejamos juntos na construção de um Brasil mais tolerante, mais solidário e mais aberto ao diálogo”, conclamou. “Afinal, fomos forjados na heterogeneidade de nosso povo, de nossos costumes, de nossas tradições, ideias e sentimentos. Diferentes? Sim! Mas unidos por um sentimento de brasilidade ‘quase espiritual’, transcendente”, concluiu.

Toffoli comandará o Judiciário brasileiro e presidirá também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2018/2020. Ele foi eleito no dia 8 de agosto último para a Presidência do STF, juntamente com o ministro Luiz Fux para o cargo de vice-presidente.

Participaram da posse o presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) e da procuradora-geral da República, além de parlamentares, ex-parlamentares, governadores, ministros de Estado, presidentes de Tribunais superiores e de outros tribunais, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, deseja sucesso ao ministro, que já chefiou a Advocacia-Geral da União. “Em nome da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais parabenizamos Dias Toffoli e desejamos sucesso nessa importante missão.”

Com informações: Ascom STF 

Share This