Imagem em destaque do post.

ANAFE NA MÍDIA: Em entrevista, presidente da ANAFE conversa sobre atuação da Advocacia Pública

O programa de TV foi dividido em quatro blocos. Neles, Marcelino Rodrigues destaca a necessidade de respeito às prerrogativas dos membros da AGU, além de explicar alguns pontos sobre o trabalho desenvolvido pelos Advogados Públicos.

O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou como entrevistado do programa de TV Direto de Brasília, nessa quinta-feira (26). Conduzida pelos jornalistas José Woitechumas e Carlos Campbell, a conversa abordou temas como a Previdência Social, a viabilização da política pública, o Refis, as demarcações de terras indígenas, os atos políticos, entre outros assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido pelos membros da Advocacia-Geral da União (AGU).

Na entrevista, Marcelino Rodrigues falou, ainda, sobre a atuação da ANAFE, em prol do fortalecimento da AGU e citou diversos pontos prementes na Advocacia Pública Nacional. O presidente da ANAFE ressaltou que a valorização das carreiras da AGU necessita, principalmente, da isenção da Instituição de questões políticas.

“Uma das principais bandeiras da ANAFE diz respeito à indicação do Advogado-Geral da União. Atualmente, o cargo máximo é de livre nomeação e exoneração. Ou seja, a qualquer momento você pode trocar o Advogado-Geral. Isso cria instabilidade na Instituição que é muito ruim. Temos na indicação um ato político, que não é o ideal”, salientou.

Marcelino citou também que há órgãos semelhantes que já contam com a participação dos membros na escolha do dirigente máximo. “Nesse sentido, a ANAFE defende, no que diz respeito à Advocacia Pública Federal, o respeito às prerrogativas existentes, mas que muitas vezes são ignoradas. Outros órgãos já conquistaram a indicação do representante máximo por membros da carreira e a aplicação de mandatos, como a Defensoria Pública da União e a Procuradoria-Geral da República, por exemplo.”

DIRETO DE BRASÍLIA

Marcado pela abordagem das questões político-administrativas e institucionais do país, o Programa Direto de Brasília, apresentado por José Woitechumas durante 5 anos pela TV Bandeirantes/Brasília e por uma rede de emissoras independentes que abrangeu mais de 240 cidades e várias capitais no Brasil, se caracterizou pela credibilidade, seriedade e ética na abordagem de toda e qualquer pauta em suas edições. Agora, em seu novo formato, o Direto de Brasília conta com a presença ilustre do também jornalista Carlos Campbell, ancorando telejornais como o Jornal Nacional, Jornal Hoje, DFTV e Fantástico da Rede Globo.

Clique aqui para assistir a entrevista completa.

Share This