Na plenária realizada em reconhecimento ao trabalho dos Advogados Públicos, a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, também foi homenageada pelo Dia Internacional da Mulher.
Na noite dessa quarta-feira (8), dirigentes e representantes da ANAFE participaram do Ato Público para celebrar o Dia Nacional da Advocacia Pública no Conselho Federal da OAB (CFOAB), em Brasília. O evento foi marcado por discursos que exaltaram a atuação da Advocacia Pública nos três níveis da Federação.
Ao início do ato, o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Claudio Lamachia, destacou a importância do evento em homenagem à Advocacia Pública na data do Dia Internacional da Mulher, reiterando o compromisso da Ordem em atuar para fomentar o fortalecimento da Advocacia Pública no Brasil.
“A Ordem dos Advogados do Brasil tem o compromisso com o fortalecimento da Advocacia Pública seja no âmbito da Ordem, de cada vez mais termos a inserção de membros nos quadros da nossa instituição, como também de uma valorização geral da Advocacia Pública brasileira. Esse é um compromisso da OAB. Estaremos sempre à disposição para contribuir com as pautas da Advocacia Pública”, afirmou.
Em seguida, o Presidente da ANAFE e representantes de entidades da Advocacia Pública Federal homenagearam a Advogada-Geral da União com a entrega de uma placa enaltecendo a dedicação nos serviços prestados em prol da valorização da Advocacia Pública Federal e dos membros dessas carreiras, além dos cumprimentos ao Dia Internacional da Mulher.
Emocionada, Grace Mendonça exaltou a importância do evento agradecendo pela homenagem e falou sobre a atuação de excelência dos Advogados Públicos em defesa da legalidade e da moralidade, que são inerentes ao cargo.
“Associar o Dia Nacional da Advocacia Pública com o Dia Internacional da Mulher é uma honra diferenciada. Fico extremamente grata por fazer parte desse momento. Sabemos que a luta é grande, os desafio intensos, mas a missão instituída pelo constituinte à Advocacia Pública me orgulha, pois temos um corpo de advogados extremamente comprometido com a coisa pública”, destacou.
Ao citar o Dia Internacional da Mulher, a Advogada-Geral da União ressaltou a importância da reflexão sobre o papel da mulher, enfatizando dados estatísticos sobre a violência contra pessoas deste gênero, além dos desafios que elas têm que enfrentar no Brasil.
O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca exaltou a simbologia do evento que conjuntamente homenageou o Dia Nacional da Advocacia Pública e o Dia Internacional da Mulher.
“O Advogado Público está de parabéns. Tenho a honra de ter pertencido a essa carreira que é um ofício garantidor do Estado Democrático de Direito. Falo em nome da Magistratura, no sentido de que o Tribunal da cidadania reconhece o trabalho gigantesco e extraordinário que os Advogados Públicos estão exercendo na sociedade brasileira, especialmente neste momento em que temos a ruptura de um paradigma em que a chefia da Advocacia-Geral da União está sobre as mãos de uma Advogada Pública que honra a carreira e resgata o ser humano mulher”, declarou.
Compondo a mesa, o Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, iniciou sua fala saudando aos presentes pelo Dia Nacional da Advocacia Pública e em especial ao Dia Internacional da Mulher.
“Estamos na nossa casa. A OAB é dos advogados públicos e privados e a ANAFE defende a manutenção da inscrição junto à Ordem. Somos advogados plenos, então, nada mais simbólico do que estarmos aqui comemorando esse dia tão especial e homenageando a Advogada-Geral da União, que tem sido profícua em sua gestão à frente da AGU conduzindo com sobriedade e sensibilidade os pleitos das carreiras da AGU”, afirmou.
Aproveitando a ocasião, Marcelino Rodrigues falou sobre o aniversário da ANAFE, que se consagra como a maior Entidade da Advocacia Pública Federal ao completar seu primeiro ano com mais de 3,5 mil integrantes das quatro carreiras que compõem a AGU.
Também participaram do Ato Público o Secretário-Adjunto do CFOAB, Ibaneis Rocha, a Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Thaís Riedel, além de Representantes da ANAFE, dirigentes das demais entidades da Advocacia Pública em seus três níveis (Federal, Estadual e Municipal), Advogados Públicos, entre outras autoridades.